ROSSO D’ALTEZZA (2020) – 13,5% vol - Vinho Tinto Fino Seco
UVAS: 80% Sangiovese, 10% Montepulciano e 10% Rebo
DESCRIÇÃO: Nosso Sangiovese Campeão, no estilo Super Toscano, com 80% de Sangiovese, 10% montepulciano e 10% de Rebo, nossas castas italianas entregando todo o potencial. Rótulo inspirado no ponto alto e emblemático da Serra Catarinense, a Pedra Furada. Vinho que expressa a Sangiovese na “altezza”. 2500 garrafas produzidas.
VISUAL: Vermelho rubi.
OLFATIVO: Boa intensidade aromática, com frutas vermelhas e negras, cereja, amora, ameixa e framboesa. Notas de especiarias picantes, especiarias doces e herbáceas harmonizam com o carvalho num conjunto complexo de aromas: baunilha, coco, cravo, canela, café, tabaco e defumado.
PALADAR: Repete as notas olfativas com bastante estrutura, mantendo o fresco e frutado, revelando a pura expressão da Sangiovese na Serra Catarinense, toque tânico e complexidade das Teroldego e Montepulciano. Corpo médio, taninos bem vivos e redondos, acidez presente com bastante estrutura em boca, com retro gosto persistente.
A ELABORAÇÃO: Colheita e seleção manual dos cachos. Mínima intervenção enológica. Uso de leveduras selecionadas. Fermentação bem longa em contato com as cascas e estabilização no frio da Serra Catarinense. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. No estilo italiano não se dá prioridade ao carvalho, a barrica é usada somente para elaborar a complexidade do vinho. Potencial de Guarda: 5-10 anos.
DICA DE HARMONIZAÇÃO: Carnes no geral, queijos maduros, molhos untuosos não muito condimentados, massas e risotos.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16° a 18° C.
PRÊMIOS: WBA 2019, Melhor Sangiovese Nacional: Safra 2017 ‐ 90,4 pontos; WBA 2020, 3º Melhor Sangiovese Nacional: Safra 2018
A vinícola Villaggio Conti é um legado na sua plenitude, resgata as origens extraindo a máxima expressão de castas italianas na altitude da Serra Catarinense. Situada no Vale do Pericó a 1300 metros de altitude, em São Joaquim, onde a natureza é exuberante e nós, em forma de um sonho, cultivamos os vinhedos e construímos nossa própria vila.